O QUE É O SAMU?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.

O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar: rodovias, zona rural, residências, comércios, empresas, nas ruas, escolas, entre outros. E conta com equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Sendo a composição da Unidade de Suporte Básico (USB) tripulada por um Condutor Socorrista e um Técnico de Enfermagem e a Unidade de Suporte Avançado, tripulada por um Condutor Socorrista, um Enfermeiro e um Médico.

Importante: O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

O SAMU Regional Noroeste é um sonho antigo, idealizado desde 2014 e que apenas agora após muito empenho técnico e político pôde ser realizado. Ele será com certeza, um divisor de águas no avanço da Saúde de nossa região, pois atuará como um termômetro que medirá a gravidade dos nossos vazios assistenciais, promovendo a busca fundamentada por melhorias contínuas.

O serviço é costeado de forma tripartite, onde as responsabilidades são divididas entre Municípios (per capto mensal), União e Estado (financiamento mensal por meio de indicadores de produção e qualidade).

Nosso SAMU Regional Noroeste tem uma cobertura total de 33 municípios, com uma população de mais de 700 mil pessoas, que serão atendidas através das equipes distribuídas em 21 Bases descentralizadas. Os municípios que possuem ambulâncias Básicas (USBs) dão cobertura à aqueles que não possuem, assim como as unidades Avançadas (USAs), distribuídas estrategicamente no território garantem o acesso ao serviço de transferências de maior complexidade à toda população dos municípios que estiverem ativos e adimplentes junto ao CISREUNO.

Contamos com uma Central de Regulação em Patos de Minas, composta por: Atendentes Telefônicos (TARMs), Médicos Reguladores e Intervencionistas e Controladores de Frota, que atuarão 24 horas recebendo os chamados, regulando as demandas e direcionando as equipes de resgate dos 33 municípios. Tudo isso acompanhado e assistido em tempo real pelos sistemas de rede, internet, telefonia e vídeo wall.

Temos ainda em Patos de Minas, junto à Central, uma Equipe Administrativa que dará todo suporte aos municípios em relação aos setores de Recursos Humanos, Jurídico, Compras e Licitações, Administrativo, Controle de Patrimônio, Tesouraria, Controle Estatístico e Produção, Farmácia, Almoxarifado Central (que abastecerá as bases), Coordenações (médica, de enfermagem, de regulação e de frotas) responsáveis pelas escalas dos profissionais, Ouvidoria e Comunicação.